Telefone para Contato: (67) 3323-1700

Proerd: Parceria de Resultados

09/07/2016

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora aderiu, em 2015, ao projeto PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). É um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ao 7º ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.) O objetivo primordial do PROERD é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças,
Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros.
O PROERD foi implantado em nosso Estado em Junho de 1997, com 05 (cinco) Instrutores que foram formados pela PM/SP, sendo que, posteriormente, outros cursos foram realizados; também recebemos apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC.
Os objetivos do programa incluem:
• Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em
questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
•  Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
•  Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
•  Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
•  Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
O Colégio Auxiliadora, focando na sua missão fundamental de formar bons cristãos e honestos cidadãos, proporcionou aos seus alunos do 5º e 7º ano, em parceria com a Policia Militar do Mato Grosso do Sul, a ação pedagógica de prevenção às drogas no primeiro semestre. O solene encerramento dessa etapa aconteceu no dia 06 de julho, no Salão Nobre da escola, com a formatura dos alunos dos 5º e 7º anos que realizaram o curso do Proerd.
Abrilhantaram o evento, diversas autoridades, membros da Polícia Militar, pais e alunos. Não poderia faltar, sendo aqui uma casa salesiana, um toque de protagonismo juvenil. O grupo de teatro Madre Mazzarello apresentou, com talento, um teatro de mímica, sinalizando a temática “um coração alegre supera obstáculos”.
Realmente, com a alegria estampada nos olhos, os alunos receberam o certificado de conclusão do curso, assim como seus professores e coordenadores.
Percebe-se que a parceria família, escola e polícia militar fazem um trio de sucesso para o futuro de nossos alunos.

Galeria de Imagens

Topo