Telefone para Contato: (67) 3323-1700

Tour nas Furnas do Dionísio

13/09/2016

Para complementar os conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira, seus costumes e tradições, os 5ºs anos viajaram até à comunidade quilombola Furnas do Dionísio, no dia 02 de setembro, partindo às 7h40min e retornando às 16h.
Tudo foi uma surpresa sem fim: a estrada, os pássaros, plantações, a morraria... A paisagem deslumbrante encantou a criançada, que não perdeu tempo: registrou tudo!
A acolhida simples das pessoas da comunidade dissipou preocupações com o desconhecido e logo os alunos se aventuraram pelas trilhas para verificar “in loco” a transformação da mandioca em farinha, da cana de açúcar em melado e rapadura! Quanto conhecimento a partir da experiência vivida dos moradores!
A partilha do lanche ao meio-dia refez as energias da caminhada e aqueceu o coração no convívio com a criançada da Escola Municipal Dionísio Vieira Martins.
As surpresas continuaram: os espertos alunos quilombolas brindaram os jovens da cidade com as danças “Engenho Novo” e a dança da “Cobrinha”, executadas com graça e segurança. Retribuiu os 5os anos com um “pout pourri” de danças sertanejas, apresentadas na festa junina do Auxiliadora, integrando na execução, o folclore brasileiro e o cuidado com a sustentabilidade, dançando com sombrinhas recicladas a partir da garrafa pet.
Para finalizar o “Furnas Tour”, às 14h uma parada na indústria de derivados da cana de açúcar, para apreciar o fervente líquido da garapa se transformar em açúcar mascavo!
Os estudantes retornaram felizes; as professoras e coordenadoras agradeceram ao Criador mais estes momentos em contato com a natureza e com os dons que ela nos presenteia.

Galeria de Imagens

Topo