Telefone para Contato: (67) 3323-1700

Geografia em foco: Estudo dos biomas provocando o conhecimento e a interdisciplinaridade

15/09/2017

“Algo muito triste ocorre na Amazônia provocando a extinção de animais e plantas, tudo isso  por conta da ambição humana”, afirmaram os alunos Agnaldo e Eduardo após a apresentação do trabalho sobre o bioma da Amazônia. Esta apresentação faz parte da disciplina de geografia ministrada pelo professor Mario Sérgio no Colégio Auxiliadora. A produção do conhecimento sobre os biomas brasileiros integra o projeto de interdisciplinaridade da escola em consonância com a Campanha da Fraternidade de 2017.
Em entrevista, os alunos afirmaram que estudar os biomas foi uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento sobre as diversas regiões do Brasil e ainda demonstrou  que deve haver uma maior valorização dos biomas tão ricos em fauna e flora. Por outro lado, aspecto triste deste estudo foi perceber a grande área do país que está sendo devastada.
“O desenvolvimento desta ação pedagógica teve como foco conhecer a localização, fauna e flora, economia e aspectos físicos em geral dos biomas brasileiros” afirmou o professor Mario Sérgio. Os alunos deveriam  apresentar em sala de aula slides e vídeos sobre os diversos biomas. A interdisciplinaridade despertada pela realização da atividade provocou uma interação de todos os alunos desde o 9º ano ao Ensino Médio sobre os biomas brasileiros. Aspecto que determinou  o diferencial despertando interesse de todos.
As alunas Angélica e Caroline afirmaram que com as pesquisas puderam descobrir novas espécies de plantas e animais do pantanal despertando o interesse pelo tema. “O desenvolvimento deste trabalho ampliou nosso conhecimento e nos mostrou que devemos cuidar e proteger a natureza”, afirmaram.

Fonte: Colégio Auxiliadora

Topo