Telefone para Contato: (67) 3323-1700

Com experiência de 91 anos, o Colégio Auxiliadora também é exemplo em tecnologia

01/12/2017

      Quem conhece apenas a história do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora sabe que o grande valor da escola é a tradição das Irmãs Salesianas há 91 anos. A experiência realmente é um mérito e tanto, mas hoje a instituição é exemplo, inclusive, em uso de novas tecnologias na sala de aula.
      Nos intervalos dos alunos, é comum ver grupinhos com o celular no centro das atenções. Mas o material em discussão não costuma ser joguinho ou conversa de Youtube. Na maioria das vezes, é algum trabalho escolar prestes a ser apresentado. Acostumados com essas linguagens, crianças e adolescentes aprenderam a utilizar as ferramentas digitais para criar projetos e estudar.
       O Auxiliadora é também a primeira instituição de Campo Grande a adotar o livro digital. Do 6º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, as turmas começam o dia abrindo os tablets. Ali, encontram textos, recursos multimídia e aplicativos próprios. Em seus equipamentos, fazem exercícios e simulados, assistem a vídeos sobre o conteúdo às vezes, vasculham galerias de fotos, fixam informações olhando gráficos animados e usam a internet para suas pesquisas, sem abrir mão de seus cadernos para registros das atividades.
       O professor tem acesso ao sistema para fazer intervenções e correções necessárias. E, para que ninguém perca tempo em endereços fora do contexto, a conexão de internet é monitorada pela Escola.
   Na hora de apresentar os trabalhos e projetos, até o material dos youtubers serve como inspiração. Assim, os alunos desbancam mitos e percebem que podem dominar qualquer método de comunicação, inclusive os mais tecnológicos. Por isso, robótica é outro tema de projeto no Auxiliadora. Mas as máquinas são apenas instrumentos. A criação continua cada vez mais viva e estimulada, do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
       No Colégio onde Luan Santana estudou, a musicalização está presente, bem como as artes plásticas, a dança, a literatura e o teatro. Ao longo do ano, a sensibilidade que aflora com a arte é vista em saraus e apresentações culturais.
   Assim, o Auxiliadora preserva o diferencial que construiu a história do lugar: a atenção às relações humanizantes e à ética. Valores como solidariedade, respeito e responsabilidade estão inseridos em todo o projeto pedagógico, fortalecidos cada vez mais, diante de problemas contemporâneos, como a depressão e o bullying.  O esporte é um dos instrumentos de formação continuada, socialização e superação. Quando fazem a matrícula, os estudantes já escolhem entre judô, ginástica rítmica, vôlei, handebol, futsal ou basquete.
      Entretanto, o grande salto no amadurecimento emocional dos alunos vem com o projeto Escola da Inteligência, que é um programa de desenvolvimento socioemocional e tem auxiliado na melhoria dos índices de aprendizagem nas maiores escolas do Brasil. Com atividades dirigidas e rodas de conversa, os professores vão potencializando as habilidades dos alunos para que eles construam relações saudáveis, superem frustrações e administrem conflitos. Além dessas questões básicas que fortalecem a autoconfiança, até aspectos como empreendedorismo são trabalhadas, o que pode ser definitivo no futuro.
     O Colégio Auxiliadora também é um dos poucos em Campo Grande com seleção de professores tão rigorosa. Na equipe, todos têm especialização, muitos já concluíram o mestrado e outros o doutorado. Mesmo assim, as capacitações e as reuniões de avaliação são permanentes. Desde a Educação Infantil até a preparação de jovens para encarar a universidade, o cuidado com os alunos é integral, regido pelos princípios católicos de liberdade e solidariedade, respeitando a diversidade religiosa, fortalecidos pela metodologia da Rede Salesiana Brasil Escolas.
     As matrículas já estão abertas, para crianças a partir dos 2 anos de idade. Quem ainda não conhece o Auxiliadora, pode fazer uma visita e agendar uma conversa com as coordenações. O colégio oferece aulas da Educação Infantil ao Ensino Médio no período matutino. No período vespertino as aulas são somente da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

Autor: Coordenação de Comunicação e Marketing

Fonte: Colégio Auxiliadora

Galeria de Imagens

Topo