Telefone para Contato: (67) 3323-1700

Filhas de Maria Auxiliadora rumo ao XXIV Capítulo Geral

13/09/2021

Começou neste sábado (11), na Casa Geral das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em Roma, a recepção das Capitulares que participarão do XXIV Capítulo Geral (XXIV CG) do Instituto das FMA. Após os dias passados em oração “Na escuta do Espírito Santo”, o Capítulo será oficialmente aberto na próxima sexta-feira (17) e se e estenderá até o dia 24 de outubro, desenvolvendo o tema: “’Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Comunidades que geram vida no seio da contemporaneidade”.

 

O Capítulo Geral é um “tempo forte de reflexão e orientação para uma busca comunitária da vontade de Deus” (C 135). Todas as FMA, as Comunidades Educativas, os Leigos e os Jovens da Família Salesiana colaboram na experiência capitular, com participação na oração, no estudo e nas propostas. O objetivo do Capítulo Geral é tratar de temas relevantes para a missão do Instituto "para uma presença cada vez mais efetiva na Igreja e no mundo" (C 136).

 

As 172 participantes do Capítulo, provenientes de todos os continentes, serão recebidas seguindo os regulamentos de prevenção a COVID-19 e no espírito da prudência. Elas serão testemunhas do caminho carismático das 11.535 FMA que, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco, se empenham pela missão educativa, comunicativa e evangelizadora em todo o mundo.

 

Referindo-se ao Capítulo Geral, a Madre Yvonne Reungoat, há 13 anos Superiora Geral das FMA – dois sexênios e um ano extraordinário devido ao adiamento do Capítulo Geral por causa da pandemia –, observou: “É importante, para nós, que este evento seja realizado presencialmente, porque permite aumentar, quer a relação e a aproximação das FMA participantes, quer o caminho conjunto e o fortalecimento da comunhão. É uma experiência de fé e de discernimento contínuo que leva a escutar, com o coração livre e disponível, os apelos de Deus presentes na história... Sentimos a responsabilidade de construir, com os jovens, as bases do mundo de amanhã”.

 

No Capítulo Geral, após a definição das orientações para o sexênio 2021-2027, será dedicada uma semana ao discernimento e à invocação do Espírito Santo para a eleição da nova Madre Geral e dos membros do Conselho Geral. “Sabemos que o futuro e a fecundidade do Instituto dependem muito da qualidade da animação e do governo da Superiora Geral e de seu Conselho”, acrescenta a Madre Reungoat.

 

Em 31 de dezembro de 2020, as FMA tinham presenças em 97 países:

 

- 628 na África, em 26 países;

- 3.366 na América, em 23 países;

- 2.886 na Ásia, em 22 países;

- 4.597 na Europa, em 22 países;

- 58 na Oceânia, em 4 países.

 

As FMA no mundo exprimem a vitalidade e a expansão do carisma salesiano, e o tema do XXIV CG evidencia o objetivo proposto pelo Instituto das FMA: despertar o viço originário da fecundidade vocacional do Instituto das FMA.

 

Será possível acompanhar o XXIV CG on-line pelo site institucional do Instituto FMA ou pelo Facebook. Todos os subsídios estarão disponíveis para download clicando aqui e as fotos do evento estarão disponíveis no Flickr. Além disso, será possível acompanhar em tempo real alguns dos momentos mais importantes, como a Celebração Eucarística presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernandez Artime, na sexta-feira (17), às 7h (UTC + 2) e a Abertura Oficial do XXIV Capítulo Geral das FMA, às 9h30.

 

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

URL: https://pastoral.rsb.org.br/Noticia/704/Filhas-de-Maria-Auxiliadora-rumo-ao-XXIV-Capitulo-Geral?fbclid=IwAR30sGWc9V8gz__CjCYZnndm9TIrkW64RHxYnIZiAvgWpRnXzsZOr4v6Qb8

Topo