Telefone para Contato: (67) 3323-1700

RUMO À FESTA DA GRATIDÃO 2022 – 1ª semana: 01 a 08/04

01/04/2022

Rumo à Festa da Gratidão 2022

Como acontece desde o tempo de D. Bosco, neste ano celebraremos também a Festa da Gratidão, uma festa que é a expressão do agradecimento ao Senhor da vida pela presença e missão dos superiores das casas salesianas. Em especial, louvamos a Deus pelo SIM que a Madre Geral, Ir. Chiara Cazzuola disse ao assumir o serviço de animação e governo do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
O fio condutor da festa é Maria Auxiliadora, nossa Mãe e Mestra, que nestes 150 anos da fundação do instituto, foi sempre a inspiradora, presença viva no instituto desde a sua fundação.
A festa, fisicamente será realizada em três lugares emblemáticos e profundamente simbólicos para as FMA: Turim, Mornese e Nizza Monferrato, na Itália. Contudo, o manto de Maria acompanhou e dinamizou o carisma salesiano através da história, dos lugares, das pessoas e segue atualizando o sonho de D. Bosco e Madre Mazzarello.
Tudo começou com um sonho... acompanhe neste link, até o dia 26/04, as pérolas de orações, louvores, meditação e sintonia com o mundo salesiano que abre seu coração e sua voz para dizer: GRATIDÃO!

1ª semana – 01 a 08/04

O chamado: Cuide delas, são minhas filhas!
O Dom Bosco sonha: Por volta do ano 1862, D. Bosco sonhou que estava na Praça Vittorio, Turim, Itália e de repente se viu rodeado por um grande número de meninas que lhe suplicavam: “Cuide de nós”! D. Bosco procurava afastar-se delas, dizendo que não podia ajudá-las, outras pessoas poderiam fazer isso. Mas elas continuavam: “Estamos abandonadas”. Apareceu então uma nobre senhora, resplandecente e afável que lhe dizia: “Cuide delas, são minhas filhas”!
Maria aparece no sonho de D. Bosco, luminosa, cheia de ternura e graça. D. Bosco resistiu por algum tempo aos apelos de Maria, mas logo cooperou na fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, incentivando as irmãs a educar as meninas, inspirando-se em Nossa Senhora.



Iluminação bíblica:
O chamado de Ester – Cap. 4, 5,6 e 7.
A rainha Ester é uma mulher capaz de entrar em relação com Deus, manifestando uma disponibilidade plena e fé indestrutível. Ela foi chamada a defender o seu povo Israelita, colocando sua vida a serviço de Deus. Sua fé no Senhor é imensa: “Salva-nos, Senhor, com tua mão, vem em nosso auxílio, porque estou só e só tenho a Ti, Senhor!”
Mantra para oração: O Senhor é minha força, espero nele. O Senhor é o Salvador, confio nele, não tenho medo, não tenho medo!
O chamado de Maria - A saudação do Anjo:

 

Peçamos a Maria a graça de ser disponíveis para acolher as contínuas chamadas de Deus na nossa vida, especialmente quando Ele nos pede para ajudar o irmão necessitado.

O meu chamado à vida – Salmo 138

Fonte: Portal das FMA

Topo